continua após a publicidade

Vacinação contra a Poliomielite começa na segunda (27) em Vitória da Conquista

Todas as unidades da zona urbana e da zona rural estão oferecendo a vacina.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 27/05/2024 - às 16:39
Foto: Divulgação/MS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, direcionada a crianças de 1 a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), tem início nesta segunda-feira (27) e seguirá até 14 de junho.

Todas as unidades de saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Vitória da Conquista, estarão oferecendo a vacina, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para as crianças receberem a vacina, os pais devem levá-las ao posto de saúde mais próximo juntamente com os documentos e caderneta de vacinação.

O ponto alto da campanha será no dia D de mobilização nacional, marcado para o sábado, dia 8 de junho. A meta estabelecida é imunizar pelo menos 95% das crianças dentro dessa faixa etária, correspondente a 24.328 crianças.

Serão utilizadas duas vacinas durante a campanha: a oral poliomielite (VOP), popularmente conhecida como gotinha, e a inativada poliomielite (VIP). A coordenadora de imunização do município, Mariana Fernandes afirmou que este momento é crucial na área da vacinação infantil.

O Ministério da Saúde está fazendo o processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina VOP de gotinha, para apenas um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP)”, afirmou Mariana.

Essa mudança será feita gradualmente, no 2º semestre de 2024, e a partir daí, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP”, completou a coordenadora.

A poliomielite é uma doença que causa paralisia flácida, geralmente afetando os membros inferiores de maneira assimétrica e irreversível. A estratégia de vacinação procura minimizar o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Embora o país esteja livre da doença desde 1994, em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) classificou o Brasil como de alto risco para a reintrodução do vírus.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!