Prefeitura firma parceria com Sesi para melhorar educação em Vitória da Conquista
A iniciativa surgiu após a Secretaria Municipal de Educação participar de uma feira educacional em São Paulo.
Na última segunda-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniu com a gerente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Antônia Bizerra, para discutir uma nova parceria na área da educação.
Esta iniciativa surgiu após a Secretaria Municipal de Educação participar de uma feira educacional em São Paulo, onde conheceu o modelo de atuação do Sesi com escolas públicas de tempo integral.
A prefeita Sheila Lemos, acompanhada dos secretários de Educação, Edgard Larry, e de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou a necessidade de abordar o ensino da matemática de maneira mais prática e envolvente para melhorar o desempenho dos alunos.
Nos últimos anos, o número de escolas em tempo integral na Rede Municipal aumentou de 11 para 21, mas a estrutura física ainda é insuficiente para expandir esse modelo para todas as escolas. Sheila Lemos enfatizou a importância das parcerias para superar esses desafios e melhorar a infraestrutura educacional.
“A estrutura física da rede ainda é pequena para que sejam colocadas todas as escolas com ensino em tempo integral. Mas nós dobramos o número e queremos fazer em toda a rede; para isso precisamos montar essas parcerias e melhorar a estrutura física da nossa rede”, destacou Sheila Lemos.
A proposta inclui reforço escolar e uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática, utilizando salas temáticas do Sesi que podem ajudar os alunos a entender a aplicação prática dessa disciplina.
A gerente regional do Sesi, Antônia Bizerra, apresentou a metodologia do programa Escola Sesi e discutiu como essa parceria poderia beneficiar a educação no município.
“Nós tivemos o primeiro momento, explicamos um pouco como funciona a metodologia, falamos a respeito do cenário nacional com relação ao programa de escola em tempo integral, a prefeita e o secretário trouxeram um pouco de como funciona hoje no município e quais seriam as possibilidades aqui de parceria com o Sesi. Então avalio que podemos, sim, efetivamente contribuir com o município e hoje nós temos uma escola de referência do Sesi em Vitória da Conquista, isso facilita bastante”, conta a gerente.
A Secretaria Municipal de Educação agora está encarregada de identificar as escolas que já funcionam em tempo integral e avaliar a possibilidade de ampliar esse número. Além do reforço escolar, o projeto inclui robótica, iniciação científica, arte e cultura, além de tratar de questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e programas que auxiliam indústrias locais.