Professores estaduais protestam em Vitória da Conquista contra proposta do governo
A categoria realizou um protesto na Praça 9 de Novembro e interrompeu as atividade nesta segunda (13) e terça-feira (14).
Os professores da Rede Estadual de Ensino realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (13), no centro de Vitória da Conquista. A mobilização pede que seja aberto um canal de diálogo por parte do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O protesto, que aconteceu na Praça 9 de novembro, foi organizado pela APLB Sindicato. Além da manifestação, a categoria também interrompeu as atividades em todo o estado da Bahia nesta segunda (13) e terça-feira (14).
As demandas dos professores incluem um aumento salarial de 10%, visando compensar as perdas causadas pela inflação, além do respeito ao piso salarial e à data-base da categoria.
De acordo com eles, a proposta enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues à Assembleia Legislativa da Bahia não contempla nenhuma dessas reivindicações.
“A educação se faz com valorização, essa é a nossa principal reivindicação. Ter um reajuste digno é o direito de quem faz da educação”, afirmou Tony Alcântara, delegado sindical.
Ao dirigir-se aos pais e mães dos alunos que estão sem aulas, o sindicalista aumentou o tom e atribuiu a responsabilidade ao governador Jerônimo: “Se seus filhos estão sem aulas, a culpa é do governador, que não apresentou uma proposta adequada para a categoria“.