Equipe de Saúde da Bahia atua em socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
O grupo está concentrado em áreas como El Dourado, Guaíba, Pontal e Menino de Deus.
Há quase uma semana, profissionais de saúde enviados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) intensificaram suas atividades para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.
A equipe, composta pelo médico emergencista Walbert Alcoforado, a enfermeira emergencista Amanda Dantas, o sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Edson Ribeiro e a sanitarista da Vigilância Ambiental Ademildes Campos, está reforçando o atendimento à população que enfrenta os temporais e alagamentos na região.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas já causaram estragos significativos, com 107 mortos, 136 desaparecidos e 374 feridos. A equipe baiana está concentrada em áreas como El Dourado, Guaíba, Pontal e Menino de Deus, onde resgata vítimas.
“A grande maioria das vítimas que auxiliamos estava com quadros de hipotermia e com a saúde mental bastante abalada”, relata a enfermeira Amanda Dantas, destacando a importância do apoio do Governo da Bahia nesse momento delicado.
O sanitarista Edson Ribeiro, atuando em Caxias do Sul, explica que a equipe está focada em análises do cenário pós-desastre e desenvolvendo estratégias para minimizar os impactos da tragédia. Além disso, estão preparando o sistema de saúde para lidar com possíveis doenças emergentes, como arboviroses e leptospirose.
Desde a semana anterior, o Ministério da Saúde estabeleceu o Centro de Operações de Emergência para chuvas intensas e inundações na região, e equipes da Força Nacional do SUS foram enviadas para reforçar o atendimento em saúde.