continua após a publicidade

Novas tecnologias impulsionam produção de café no município de Planalto

Máquinas como despolpadores móveis, estufas para secagem e tratores mudaram a forma como os agricultores trabalham no Sudoeste da Bahia.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/05/2024 - às 17:12
Foto: Reprodução / GOVBA.

No sudoeste da Bahia, a Associação Comunitária Baixa do Lico, em Planalto, observou uma transformação na produção de café, conforme os investimentos em tecnologia realizados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

Máquinas modernas como despolpadores móveis, estufas para secagem e tratores mudaram a forma como os agricultores trabalham.

A agricultora Marilene Moreira, residente na comunidade há 34 anos, ressalta a importância desses avanços. “Nosso café era seco de qualquer jeito, sujeito à chuva e ao sol. A chegada de máquinas como beneficiadora, despolpadora e trator melhorou bastante a nossa vida. O café fica com mais qualidade e o trabalho se tornou mais eficiente”, destacou a cafeicultora.

Os associados enfrentavam desafios como a secagem inadequada do café, afetando sua qualidade. Segundo a CAR, com as novas tecnologias, a produção ganhou eficiência e qualidade, garantindo um produto de melhor valor no mercado.

A presença do trator, otimizou desde o transporte até a preparação do solo, enquanto os despolpadores móveis aceleraram o processo de secagem, resultando em um café de alta qualidade.

Outra associação beneficiada pelas melhorias na produção de café é a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região de Parafuso, em Planalto.

Com a adoção dessas tecnologias, a agricultura familiar na Bahia fortaleceu, impulsionando não apenas a economia local, mas também garantindo a produção sustentável de um café de alta qualidade, reconhecido nacional e internacionalmente.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!