Governo Federal anuncia adiamento das provas do ‘Enem dos Concursos’ em todo o Brasil
A decisão de adiamento foi motivada pelas intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.
O governo federal anunciou, na tarde desta sexta-feira (03), o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.
As provas estavam programadas para ocorrer neste domingo (05) em todo o país. Uma nova data para a realização do exame ainda não foi estabelecida.
Segundo informações do portal de G1, a decisão de adiamento foi motivada pelas intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, provocando alagamentos em diversas cidades, destruindo moradias e resultando, até o momento, em pelo menos 37 vítimas fatais.
Inicialmente, na quinta-feira (02), o Ministério da Gestão havia informado que as provas seriam mantidas para o domingo, inclusive no estado do Rio Grande do Sul.Entretanto, diante do cenário de calamidade, o governo buscou internamente uma solução legal para evitar prejuízos aos candidatos que realizariam o exame nas cidades gaúchas.
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, cerca de 86 mil pessoas se inscreveram para realizar as provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul, sendo que em todo o país houve aproximadamente 2,5 milhões de inscrições.
Pimenta assegurou o compromisso do governo de não prejudicar nenhum candidato, especialmente aqueles que se encontram em situações de emergência ou em locais onde o acesso à cidade de realização da prova está bloqueado devido às condições climáticas adversas. “A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional”, afirmou o ministro.
Enem dos Concursos
O CNU unifica em uma prova, os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diversos órgãos federais. Este é o primeiro evento desse tipo.
Ao todo, estão em disputa 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos têm a possibilidade de concorrer a várias dessas oportunidades, pagando apenas uma taxa de inscrição.
Os locais de prova foram distribuídos em 3.665 pontos em 228 cidades, considerando o CEP informado no momento da inscrição.
A aplicação do exame ocorrerá em 75.730 salas, sendo que 94,6% dos candidatos farão as provas em locais situados a até 100 km de distância de suas residências, de acordo com informações fornecidas pelo governo federal.