‘Bueiro’ do bairro Guarani passa a ter trânsito em mão única; veja as mudanças
Alteração foi realizada em decorrência da implantação do novo sistema binário no bairro.
Em decorrência da implantação do novo sistema binário no bairro Guarani, foi instituída a exclusividade do trânsito no sentido leste (em direção ao Centro) nas ruas Nilton Gonçalves e Paulino Santos, ao mesmo tempo em que passou a ser admitido apenas o tráfego no sentido oeste (em direção ao Ibirapuera) pela Rua Democrata.
O popular “Bueiro”, um conhecido ponto de passagem localizado sob a BR-116, numa área de convergência entre os bairros Ibirapuera e Nossa Senhora Aparecida, no lado oeste, e Guarani, no lado leste, foi incluído nas modificações. Com a implantação do binário, o “Bueiro”, que antes permitia o trânsito em mão dupla, passou a ter somente o fluxo em mão única, em direção à Zona Oeste.
As alterações foram realizadas, após a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coletar dados e analisar os polos atrativos de fluxo e verificou a geometria da via. Entre os resultados dessa pesquisa, evidenciaram-se as reduzidas dimensões do “Bueiro”, que só permitem a passagem de um veículo por vez – e, mesmo assim, apenas veículos de pequeno porte. Isso provocava tensões e acidentes no trânsito da região, principalmente nos horários em que há maior circulação de veículos.
“Após essa observação, iniciamos a sinalização das vias em questão, seguindo a regulamentação padrão das vias abertas à circulação em nosso país. O Bueiro não comporta o fluxo de sentidos opostos. Por isso, teve sua utilização definida para quem transita no bairro Guarani, seguindo a lógica da regulamentação recém-implantada”, informa a coordenadora municipal de Trânsito, Jamilly Alves.
Dessa forma, quem estiver transitando pelo bairro Guarani, poderá utilizar a Rua Democrata ou a via secundária da Avenida Integração (BR-116), no sentido Planalto, e passar pelo “Bueiro” para acessar a região oeste da cidade.
Já quem estiver trafegando pelos bairros Nossa Senhora Aparecida e Ibirapuera, em direção ao lado leste (sentido Centro), deverá fazer a conversão à direita e seguir o fluxo da BR-116, descendo em direção à avenida Brumado e utilizando os retornos da rodovia federal (abaixo do Cemitério da Saudade) para acessar o bairro Guarani.
Ainda segundo a coordenadora municipal de Trânsito, o intuito das modificações é garantir maior segurança na mobilidade das pessoas que moram naquela região, já que a travessia em questão estava colocando todos em constantes riscos à sua integridade.