Polícia Civil investiga estelionato, furto qualificado e falsificação em Vitória da Conquista
Os suspeitos se aproveitavam da vulnerabilidade de analfabetos, aposentados e outras pessoas em situação de fragilidade.
Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil iniciou a Operação Pensione, que tem como objetivo desmantelar um esquema criminoso na cidade de Vitória da Conquista.
Os principais alvos da operação são um homem de 65 anos e uma mulher de 33 anos, acusados de estelionato, furto qualificado com abuso de confiança, falsificação de documento particular e apropriação indevida de bens de pessoas idosas.
A ação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), em parceria com a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Conquista.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa aproveitava-se da vulnerabilidade de analfabetos, aposentados e outras pessoas em situação de fragilidade. Eles utilizavam os dados dessas vítimas para mover processos judiciais e obter benefícios previdenciários e empréstimos consignados de maneira fraudulenta.
Além dos principais suspeitos, a investigação também levanta suspeitas sobre a participação de advogados e escritórios de advocacia em Vitória da Conquista e Brasília, que estariam envolvidos na compra irregular de créditos de Requisições de Pequeno Valor (RPV).
Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo 13 celulares, 1 notebook, 1 carro e 1 motocicleta, além de documentos essenciais para a investigação. Esses itens serão analisados pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) e pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para auxiliar nas diligências.