Conquista: Secretaria Municipal de Saúde registra Boletim de Ocorrência por Fake News
A PMVC emitiu uma nota informando que alguns blogs veicularam manchetes sensacionalistas sobre a operação da PF.
Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Vitória da Conquista emitiu uma nota à imprensa informando sua colaboração com as investigações da Polícia Federal relacionadas à Operação DROPOUT, deflagrada hoje na Bahia e em Minas Gerais.
Após a divulgação da operação, alguns blogs veicularam manchetes e fotos que induziam ao erro, sugerindo que a mala de dinheiro encontrada pela PF em Salvador estaria relacionada à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Em resposta a isso, o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, e o subprocurador Lyncoln Martins registraram um Boletim de Ocorrência por Fake News contra esses veículos.
A prefeita Sheila Lemos assegurou que a administração municipal não medirá esforços para atender todas as solicitações da PF, visando esclarecer o caso com a maior brevidade possível. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com a transparência, correção e honestidade, ressaltando que não compactuam com qualquer ato de corrupção.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à operação DROPOUT, deflagrada hoje em Vitória da Conquista e Salvador, na Bahia, e Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais. A prefeita Sheila Lemos garantiu que não vai medir esforços para atender toda e qualquer solicitação da PF para que o caso seja esclarecido com a maior brevidade possível.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Kolbe, em seus quase 21 anos de carreira nunca viu um município pedir, ele próprio, a investigação de um caso de superfaturamento como ocorreu em Vitória da Conquista.
“A nota da PF diz que o prefeito Herzem Gusmão teve o cuidado de orientar sobre as investigações das suspeitas ainda no seu primeiro mandato, e pediu que elas fossem verificadas em profundidade”, disse Sheila Lemos. A prefeita afirmou, ainda, que a atual gestão não compactua com corrupção e não irá proteger quem lesa os cofres públicos. “Estamos interessados em saber toda a verdade dos fatos e quem estiver envolvido que resolva o que precisa resolver com a Justiça. Nosso governo trabalha com transparência, correção e honestidade e não exigimos menos que isso de nossos servidores.
Após a notícia, alguns blogs divulgaram manchetes e fotos que induziam o leitor ao erro, levando a crer que a mala de dinheiro encontrada pela PF em Salvador estaria na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, e o subprocurador Lyncoln Martins fizeram um Boletim de Ocorrência por Fake News contra esses veículos.
Vitória da Conquista, 25 de abril de 2024″