continua após a publicidade

Cinco servidores estão envolvidos na fraude da SMS de Vitória da Conquista, afirma Delegado da PF

As investigações da Operação DROPOUT tiveram início em 2022.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 25/04/2024 - às 17:37
Foto: Reprodução/Anderson Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (25), o delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, Rodrigo Souza Kolbe, detalhou em entrevista coletiva a Operação DROPOUT, que investiga uma fraude na Secretaria Municipal de Saúde.

As investigações tiveram início em 2022, após denúncia do procurador ligado à Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB). A denúncia foi motivada por informações veiculadas em um blog local.

De acordo com o delegado, cerca de cinco servidores públicos municipais estão envolvidos na fraude. A PF realizou buscas e medidas cautelares nas residências dos envolvidos, localizadas em Vitória da Conquista. Todos os servidores foram afastados de suas funções públicas.

De acordo com o jornalista Antonio Sena, a investigação revelou que os servidores municipais agiram de forma independente, com destaque para a participação da secretária Municipal de Saúde e da diretora de Vigilância Sanitária da época. A estrutura autônoma da Secretaria Municipal de Saúde facilitou a execução do crime, pois ela opera com orçamento próprio e CNPJ independente, não estando sujeita à supervisão direta da Prefeitura.

Ainda de acordo com Sena, não há indícios de participação de outras secretarias municipais no esquema fraudulento. Os recursos desviados eram destinados ao combate à pandemia e eram depositados diretamente na conta da Secretaria Municipal de Saúde, que possuía autonomia para realizar licitações sem a necessidade de publicidade, por meio de uma comissão extraordinária formada durante a pandemia.

Nenhuma quantia foi apreendida em Vitória da Conquista. As investigações prosseguem para apurar detalhes e desdobramentos do esquema fraudulento na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!