Biblioteca Municipal José de Sá Nunes celebra o Dia Nacional da Biblioteca em Vitória da Conquista
Considerada a terceira maior do estado, o local oferece à população um acervo rico com mais de 40 mil livros.
Nesta terça-feira (09), é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca, uma data marcante para celebrar o amor pela leitura e o acesso à cultura. Em Vitória da Conquista, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes é um ponto de referência, considerada a terceira maior do estado, oferecendo à população um acervo rico com mais de 40 mil livros.
Criado por meio de um decreto brasileiro que também estabeleceu a Semana Nacional do Livro e o Dia do Bibliotecário, o Dia Nacional da Biblioteca destaca a importância desses espaços de conhecimento e integração social.
A Biblioteca José de Sá Nunes é muito mais do que um local para guardar livros. É um espaço de convivência, realização de eventos e integração da comunidade com a literatura. Segundo Jeane Marie Rocha, gerente e coordenadora da biblioteca, “as bibliotecas se reinventaram, passando a não ser somente um lugar que tem livros, mas um espaço para reunir pessoas”.
Localizada na Avenida Jonas Hortélio, no bairro Recreio, conhecido como “Conquistinha”, a biblioteca está instalada em um prédio projetado especialmente para essa finalidade, com ambiente ventilado, iluminado e acessível. O local conta com uma ampla variedade de seções, incluindo literatura infantil, estrangeira, sala de estudo, acervo de livros raros, espaço de pesquisa e braille.
A cada ano, a biblioteca atende a milhares de pessoas, oferecendo serviços essenciais para estudantes e moradores de todas as idades. Um destaque é a contribuição da comunidade, que doa cerca de 2.600 títulos para enriquecer o acervo. Para fazer uma doação, basta levar o livro até a biblioteca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Além disso, a Biblioteca José de Sá Nunes é pioneira ao reservar um espaço exclusivo para autores da região, sendo um importante incentivo para a produção literária local.