Passaredo, Conquistense e Serrana: uma breve história da linha P50 em Vitória da Conquista
A linha tem uma história marcada por ser administrada por diversas empresas ao longo dos anos.
Você conhece a história da linha de ônibus P50? Conhecida como Vilas Serranas X Conquista VI, liga o bairro Vila Serrana à Urbis VI e tem uma história marcada por ser administrada por diversas empresas ao longo dos anos.
Em meados de 1999, a chegada da Passaredo à Vitória da Conquista trouxe uma grande mudança ao transporte da cidade, que passou a ter duas empresas operando, a Viação Conquistense e a própria Passaredo.
A linha P50 é considerada uma das principais entre as linhas intramunicipais, pois conecta duas zonas opostas da cidade, passando por bairros como Brasil, Patagônia e Morada dos Pássaros.
Em 2001, a viação Serrana substituiu a empresa Conquistense e assumiu a operação da linha P50, uma decisão que desagradou o proprietário da Passaredo, que considerava a linha como uma de suas principais rotas. Essa mudança marcou o início da saída da Passaredo da cidade.
Atualmente, a linha P50 possui uma distância total de 49,2 km e opera com 4 tabelas. Anteriormente, já chegou a operar com 6 tabelas, entre os anos de 2008 e 2010, em que três atendia ao Atacadão e três ao Hospital Esaú Matos, função que hoje é desempenhada pela linha P54. A linha ainda operou, por 10 anos, com 5 tabelas.
Confira a linha do tempo das empresas que operaram a linha P50 ao longo dos anos:
- 1999-2001: Passaredo
- 2001-2013: Serrana
- 2014-2020: Cidade Verde
- 2020-: Atlântico
A P50 é conhecida por realizar uma viagem pela cidade que dura aproximadamente uma hora, percorrendo diferentes pontos e bairros, e é parte importante do sistema de transporte público de Vitória da Conquista.
Para acompanhar mais histórias, curiosidades e outras informações sobre o transporte público de Vitória da Conquista acesse o perfil no Instagram do @conquistabus.