Conquista: Partido de oposição tentou derrubar pesquisa eleitoral na Justiça; veja qual
A Justiça Eleitoral negou o pedido e manteve o resultado da pesquisa feita em Vitória da Conquista.
Na tarde desta segunda-feira (1), foi divulgada a primeira pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral referente às Eleições Municipais de Vitória da Conquista. O levantamento foi contratado pelo Bahia Notícias e executado pela empresa Seculus Consultoria LTDA, entrevistando 783 pessoas sobre a preferência de voto para o cargo de prefeito no município.
Na pesquisa, a atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), aparece como favorita para seguir no cargo, com 36,27% das intenções de voto (no cenário estimulado), estando à frente de Lúcia Rocha (MDB), que teve 24,01%, Waldenor Pereira (PT), com 20,69%; e Coronel Ivanildo, com 5,62%.
Muitas pessoas ligadas ou interessadas ao meio político ficaram ansiosas para a divulgação, anunciada para acontecer no site Bahia Notícias, nesta segunda-feira (1), mas que quase não aconteceu.
Uma representação feita pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) – relacionado à oposição ao atual governo municipal que lidera o resultado da pesquisa – solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação da pesquisa do Bahia Notícias referente ao cargo de prefeito de Vitória da Conquista, sob a alegação de que o trabalho teria sido feito com irregularidades e que os resultados apresentados estariam comprometidos.
O processo afirma que a representação “busca determinação, inclusive liminarmente, no sentido de suspender a divulgação dos resultados da pesquisa”.
Após análise, o Juiz Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, Wander Cleuber Oliveira Lopes, negou o pedido que derrubaria a divulgação da pesquisa destacando que o motivo defendido pelo PSB “não justifica a suspensão da divulgação do resultado”.
Ainda em sua decisão, o juiz afirmou que “a pesquisa eleitoral atendeu aos requisitos obrigatórios para o registro no sistema”, referindo-se ao PesqEle, o Sistema de Registro de Pesquisa Eleitorais, ao qual a pesquisa do Bahia Notícias está registrada como BA-03140/2024.
*O processo está disponível de forma pública para acesso sob número 0600010-82.2021.6.05.0041 no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.