Sistema automatizado simplifica prova de vida para aposentados e pensionistas estaduais
A iniciativa irá permitir economizar cerca de R$10 milhões nos cofres públicos estaduais.
A partir de abril, mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Estado da Bahia, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais realizar anualmente a prova de vida em postos da Rede SAC ou por canais virtuais.
Agora, a verificação será automatizada, utilizando o cruzamento de dados cadastrais com informações de diversos serviços acessados pelos beneficiários.
Essa iniciativa, viabilizada pela plataforma HivePlace, permitirá economizar cerca de R$10 milhões nos cofres públicos estaduais, agilizando o acesso às informações sobre eventuais óbitos e prevenindo pagamentos indevidos.
Segundo o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, essa mudança proporcionará mais comodidade aos beneficiários, eliminando a necessidade da prova de vida presencial.
A nova metodologia permitirá uma atualização mais frequente dos dados cadastrais dos beneficiários, como telefone, endereço e e-mail, contribuindo para uma comunicação mais eficiente.
Em casos excepcionais onde o cruzamento de dados não for conclusivo, a Suprev poderá entrar em contato com os beneficiários para solicitar a prova de vida, utilizando os mesmos canais tradicionais, como atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, videoatendimento e reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR.