Reintegração de posse da Ocupação Beija Flor é determinada pela 4ª Vara Cível de Vitória da Conquista
Atualmente, cerca de 30 famílias residem em barracos na área.
Após um período de conflitos agrários, a 4ª Vara Cível de Vitória da Conquista decidiu pela reintegração de posse da área conhecida como Ocupação Beija Flor, localizada no Loteamento Chácaras Parque Imperial.
Atualmente, cerca de 30 famílias residem em barracos na área, sobrevivendo por meio do plantio de feijão, milho, mandioca, hortaliças e frutas, sem possuírem outra possibilidade de moradia disponíveil.
A decisão judicial foi emitida no início de março, envolvendo uma área rural que vem sendo objeto de disputa desde 2021, quando as famílias passaram a ocupar o local, que é considerado improdutivo e pertence à Prefeitura, conforme declaração da Secretaria de Infraestrutura da PMVC.
O processo judicial que culminou na decisão de reintegração de posse não foi movido pela Prefeitura, mas sim por civis que alegam ser proprietários da área.
O vereador Alexandre Xandó (PT) acompanha o caso desde o início. Com a iminência do despejo, Xandó voltou a cobrar uma postura da Prefeitura e solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Social do Município que providencie suporte material às famílias que serão desalojadas, bem como sua inclusão em programas de habitação social. Além disso, a Defensoria Pública foi acionada para acompanhar o caso.