Polícia Militar investiga possível abuso em casa terapêutica em Planalto
Condições precárias e relatos alarmantes de irregularidades levaram autoridades à ação.
Na manhã da última quinta-feira (14), a Patrulha Preventiva da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), atendendo a um chamado do CREAS, em parceria com a Vigilância Sanitária, foi até uma casa terapêutica denominada Hadassa, em Planalto, para investigar possíveis irregularidades no local.
A coordenadora da instituição, permitiu a entrada da equipe para inspeção. Durante a vistoria do local, foram constatadas condições precárias na estrutura do prédio, com acúmulo de material e vegetação na área externa, além da falta de acessibilidade para os idosos residentes, devido a uma escada íngreme.
Os relatos dos moradores revelaram alegações preocupantes, incluindo casos de agressão física e administração forçada de medicamentos por parte do responsável, identificado como pastor “J”. Os idosos afirmaram que não recebem assistência médica adequada e que são encarregados de cuidar da casa e das tarefas domésticas. Além disso, relataram episódios de trancamento em seus quartos.
Após a inspeção, as mulheres responsáveis foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. O CREAS auxiliou no retorno dos internos às suas cidades de origem.