Dados revelam números alarmantes de infestação do Aedes aegypti em Vitória da Conquista
Os bairros Ipanema, Recanto das Águas, Jurema, Campinhos e Morada dos Pássaros se destacaram no levantamento.
O Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRAa) de 2024, divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, revelou que o índice geral de infestação do mosquito Aedes aegypti nos imóveis de Vitória da Conquista é alarmante, atingindo 5,6%, o que é considerado um alto risco para a população. Bairros como Ipanema (33,3%), Recanto das Águas (21,6%), Jurema (14%), Campinhos (13,7%) e Morada dos Pássaros (11,9%) apresentaram os maiores índices de infestação.
Em resposta a esses dados, a Prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito, com mutirões de limpeza já realizados nos bairros Patagônia e Lagoa de José Luís, e previstos para o distrito de José Gonçalves. As ações incluem borrifação de inseticida, bloqueios com UBV portátil, mutirões, tratamento focal e atividades educativas com a população.
Para atendimento de pacientes com sintomas suspeitos de dengue, algumas unidades de saúde estão funcionando em horário estendido, como a USF Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade. A população também é convocada a colaborar, eliminando focos de água parada em suas residências e denunciando situações de risco ao Centro de Controle de Endemias pelo telefone (77) 3429-7421.