Novos dados revelam 1.205 atendimentos nas unidades sentinelas de Vitória da Conquista em apenas uma semana
Cerca de 88% dos pacientes apresentavam suspeita de dengue.
Nesta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista compartilhou informações atualizadas sobre os atendimentos nas quatro Unidades de Saúde da Família designadas como sentinelas. Desde 26 de fevereiro, quando o modelo sentinela foi implementado, até 1º de março, foram atendidos 1.205 pacientes.
Os dados indicam que 140 pacientes foram atendidos por síndrome gripal, representando 12% de todos os atendimentos da semana, enquanto os demais apresentavam suspeita de dengue.
As unidades de saúde mais procuradas foram: João Melo (Ibirapuera) com 326 pacientes atendidos, Morada dos Pássaros com 323, Nova Cidade com 225, e Solange Hortélio (bairro Brasil) com 331 atendimentos.
Do total de pacientes atendidos, 2,07% foram encaminhados para hospitais, com Solange Hortélio encaminhando 3, Nova Cidade 12, João Melo 4, e Morada dos Pássaros 6 pacientes.
Nas Unidades Sentinelas, os pacientes passam por triagem, consultas médicas e recebem hidratação oral ou venosa, se necessário. Aqueles que precisam de internamento são encaminhados diretamente para o hospital.