Vitória da Conquista tem primeira morte por dengue confirmada em 2024
De acordo com a SESAB, Vitória da Conquista está enfrentando uma situação epidêmica.
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (29), a primeira morte por dengue em Vitória da Conquista e outra em Feira de Santana, elevando o total para sete óbitos no estado.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela SESAB, Feira de Santana e Vitória da Conquista estão enfrentando uma situação epidêmica, contribuindo significativamente para o aumento de casos suspeitos da doença na Bahia.
Até o momento, todas as mortes registradas pela dengue ocorreram na região sudoeste do estado, com duas em Jacaraci, uma em Piripá e a quarta em Ibiassucê. No entanto, na quarta-feira (28), foi confirmada a quinta morte em Irecê, no norte do estado, incluindo uma vítima de apenas 5 anos que faleceu em Jacaraci no dia 8 de fevereiro.
Em 2023, foram registradas 22 mortes por dengue na Bahia, com um caso relacionado ao Zika e três devido à Chikungunya, conforme relatado pela SESAB. Em 2024, o número de casos prováveis de dengue atingiu 16.771, com 64 municípios em estado epidêmico.
A SESAB também está investigando outras duas mortes em Vitória da Conquista para confirmar se a causa foi dengue, intensificando os esforços para conter a propagação da doença no estado.