Vitória da Conquista será pioneira no projeto “Gol do Brasil” para inclusão social por meio do futebol
O projeto atenderá meninos e meninas de sete a 14 anos, formando escolinhas de futebol em grupos mistos.
A prefeita Sheila Lemos, acompanhada do vereador Luís Carlos Dudé, deu início ao planejamento para trazer o “Gol do Brasil” para Vitória da Conquista. O projeto, que visa promover a integração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, será implantado na cidade baiana, sendo a primeira no estado a participar.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, garantiu que a implantação do projeto acontecerá até o meio deste ano. “O que a gente se compromete é implantar, ainda no primeiro semestre, este projeto, que será muito importante para a cultura e o esporte de Conquista“.
O “Gol do Brasil” atenderá meninos e meninas de sete a 14 anos, formando escolinhas de futebol em grupos mistos, com treinadores capacitados pela CBF. A iniciativa vai além do esporte, promovendo valores de cidadania e inclusão.
A prefeita Sheila Lemos ressaltou a relevância do projeto diante do cenário violento do estado, buscando parcerias como a CBF para proporcionar mais oportunidades às crianças e jovens de Vitória da Conquista “Nós vivemos no estado mais violento do país, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023. Promover atividades desportivas com seriedade é um dos caminhos para garantir uma formação adequada e completa às nossas crianças e aos nossos jovens. Por isso estamos atraindo parceiros, como a CBF, para garantir mais oportunidades aos meninos e meninas de Conquista”, garantiu.
Ricardo Leão, gerente de Desenvolvimento e Projetos da CBF, explicou que o “Gol do Brasil” é um projeto social estabelecido pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo 2014, utilizando o futebol para desenvolver habilidades de vida e promover a cidadania de crianças e jovens. Atualmente, existem oito unidades em atividade em municípios de todo o país.