Alerta Dengue: Vitória da Conquista em estado de emergência
Medidas urgentes são adotadas para conter aumento de casos de dengue, zika e chikungunya na cidade.
O município de Vitória da Conquista decretou estado de emergência diante do aumento expressivo no número de pessoas com suspeita de doenças transmitidas por mosquitos. Segundo informações da Prefeitura, foram registrados 1.901 casos suspeitos, dos quais 322 foram confirmados como dengue, um como Zika e 21 como chikungunya.
Com o decreto, serão adotadas todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento da incidência de casos. Entre as ações planejadas estão mutirões de limpeza, coleta de pneus, campanhas educativas e aplicação de inseticidas nos locais com maior número de casos.
A partir de segunda-feira, as Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Urbis II, Morada dos Pássaros, Ibirapuera e Nova Cidade priorizaram o atendimento, das 14h às 22h, para pacientes com sintomas de dengue e problemas respiratórios. Foram disponibilizados leitos de retaguarda e estabelecido um fluxo com a Santa Casa para casos de pacientes em estado grave.
Em caso de denúncia de situação de risco deve-se ligar para o Centro de Controle de Endemias pelo número 77 3429 – 7419. Para combater o mosquito da dengue, aqui estão algumas ações recomendadas:
- Verifique regularmente áreas ao redor de sua casa e remova recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias, latas, recipientes plásticos, calhas entupidas e caixas d’água mal vedadas.
- Mantenha o quintal limpo e livre de entulhos, folhas acumuladas e outros detritos que possam acumular água.
- Mantenha as caixas d’água e tonéis devidamente fechados com tampas adequadas, garantindo que não haja acesso para mosquitos.
- Utilize telas e mosquiteiros em portas e janelas para evitar a entrada de mosquitos dentro de casa. Use mosquiteiros em camas e berços, especialmente durante o sono.
- Utilize repelentes corporais, especialmente nas áreas expostas da pele, para proteção contra picadas de mosquitos.
- Promova a conscientização da comunidade sobre a importância de eliminar criadouros de mosquitos e adotar medidas preventivas para evitar a propagação da dengue.
- Participação em campanhas de controle de vetores
- Monitore sintomas da dengue: Esteja atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, entre outros. Em caso de suspeita, procure atendimento médico imediatamente.
Combater o mosquito da dengue requer um esforço conjunto da comunidade, autoridades de saúde e poder público. A prevenção é fundamental para reduzir o risco de surtos e proteger a saúde da população.