Alerta com a previsão de chuvas continua nesta terça e monitoramento é reforçado
A Defesa Civil está disponível 24h, por meio do telefone 199, para dar informações e atender ocorrências,
Após a chuva forte que caiu na tarde desta segunda-feira (19), a prefeitura continua atenta à situação das chuvas em Vitória da Conquista. A precipitação de 3,25 mm foi registrada na área urbana, após a chuva forte que caiu. No intervalo de uma hora, diversos bairros da cidade foram atingidos, de maneira distinta, pela chuva.
A Defesa Civil atendeu apenas uma ocorrência de queda de árvore nas imediações da Avenida Brumado, atingindo a traseira de um veículo que estava estacionado próximo ao local. Não houve vítimas e nem danos à edificação localizada nas proximidades. A equipe de poda e arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) agiu rápido na limpeza e retirada dos galhos.
De acordo com a Defesa Civil e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de precipitação acumulada na cidade, nas últimas 72 horas, é de 9,88. Os maiores registros aconteceram nos bairros Bruno Bacelar, com 19,96 mm, e Recreio, com 13,63 mm, e os menores índices foram registrados nos bairros Patagônia e Bateias.
Previsão para as próximas horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que, até esta terça-feira (20), às 10h, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação da Defesa Civil, que está disponível 24h, por meio do telefone 199, para dar informações e atender ocorrências, é que as pessoas evitem se abrigar ou estacionar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento e raios, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.