Lagoa das Bateias já está 75% limpa e segunda etapa da intervenção terá início
A prefeita deve anunciar o início desta etapa neste domingo (18) , às 16h, no Parque Lagoa das Bateias.
O Governo Municipal, visando criar um espaço de lazer e turismo para a população de Vitória da Conquista, está empenhado na revitalização da Lagoa das Bateias. Com aproximadamente 75% dos materiais orgânicos retirados, a obra iniciada em março de 2023 está prestes a entrar na segunda fase. A prefeita deve anunciar o início desta etapa neste domingo(18) , às 16h, no Parque Lagoa das Bateias.
A reurbanização faz parte do projeto de valorização da Zona Oeste da cidade. A limpeza da lagoa já revela mais da metade do espelho d’água, há muito tempo não visível para a população, além de atrair o retorno de animais silvestres, como patos-mergulhões, saracuras e quero-queros.
De acordo com o coordenador da Central de Equipamentos da Prefeitura (Deserg), Lucas Batista, diariamente são retiradas aproximadamente 500 caçambas com resíduos e material orgânico, como as taboas e outras plantas aquáticas. “Nesses meses de atividade aqui dentro da lagoa, às vezes, nós enfrentamos tempestades, chuva, sol e vento, o que dificulta, inclusive, a retirada do material. Mas hoje, graças a Deus, a gente tem uma equipe pujante”, disse. Para acelerar o processo de limpeza, as equipes também trabalham aos finais de semana e feriados.
Conforme ainda destacou, o coordenador também informou que mesmo em processo de revitalização, houve um aumento significativo no número de pessoas utilizando o espaço. “Nós triplicamos, quadriplicamos a quantidade de pessoas que estão aqui caminhando na lagoa, justamente porque elas acreditaram nesse projeto belíssimo”, disse, ao considerar que até o comércio na localidade está sendo ampliado, com a chegada de um supermercado de grande porte e postos de gasolina.
Desde que o espelho d’água tornou-se visível, a Lagoa recuperou sua condição de cartão postal de Vitória da Conquista. Muitas pessoas buscam a área para ensaios fotográficos de casamento, conhecidos como “pré-wedding”. Além disso, a presença significativa de água na área contribui para melhorias na qualidade da umidade do ar.
Após a conclusão da remoção dos materiais orgânicos, prevista para o final de março, o Deserg realizará ajustes e limpeza nos arredores da área onde esses materiais estavam localizados.