Coordenadora estadual de imunização diz que vacina bivalente é eficaz contra variante de coronavírus que circula em Conquista
Novas amostras da Ômicron alertam para a necessidade de medidas preventivas.
Amostras das sublinhagens JN.1 e JN.1.1 da variante Ômicron da Covid-19 foram identificadas em 17 cidades da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, através do sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, confirmou a detecção, em entrevista à TV Uesb, destacando que a colheita das amostras foi realizada em pacientes infectados entre 24 de dezembro e 11 de janeiro. Rebouças ressaltou a necessidade de intensificar as medidas de proteção, enfatizando que a variante já está em circulação na Bahia.
Ela mencionou que os sintomas são similares aos da Ômicron e que aqueles com o esquema vacinal completo apresentam formas leves da doença. A coordenadora também reforçou a eficácia da vacina bivalente contra as sub variantes e a importância de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras e a predileção por locais sem aglomeração. A cobertura vacinal na Bahia, atualmente, é de 14,7%, com 1.874.782 doses aplicadas, em um público-alvo de 12.732.254 pessoas.