PRF resgata 12 pássaros transportados de maneira irregular na BR 116, em Vitória da Conquista
O resgate ocorreu em um ônibus de turismo com rota de São Paulo (SP) a Palmares (PE).
Na última quarta-feira (31), policiais rodoviários federais realizaram operações de combate a crimes ambientais, resultando no resgate de 12 aves silvestres em frente à unidade operacional da PRF em Vitória da Conquista, localizada na BR 116.
Durante a abordagem de um ônibus de turismo com rota de São Paulo (SP) a Palmares (PE), os policiais começaram os procedimentos de fiscalização e descobriram pássaros aprisionados em gaiolas, evidenciando a falta de cuidados com os animais.
Às 9h50, a primeira ocorrência foi registrada, envolvendo o resgate de sete aves da espécie coleirinho. Esses animais estavam confinados em gaiolas pequenas, desprovidas de ventilação adequada, e submetidos a condições insalubres. O indivíduo responsável pela posse dos animais adquiriu cada um por R$200 em São Paulo, com a intenção de levá-los para cativeiro em sua residência na cidade de Correntes (PE).
Na sequência da inspeção, os policiais localizaram mais sete pássaros confinados dentro de uma gaiola, pertencentes a outro passageiro e guardados dentro de uma sacola. O indivíduo afirmou ter adquirido as aves em Rio Claro (SP) e admitiu a falta de documentação emitida por órgãos ambientais, confessando a sua intenção de criar os animais para uso próprio.
Após a abordagem, foram elaborados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), e os infratores serão processados judicialmente por crime ambiental conforme a Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados ao órgão ambiental local (CETAS) para receberem os cuidados iniciais e, posteriormente, serem reintegrados à natureza.