Bateias 2 recebe intervenções para conter danos causados pelas chuvas
Os trabalhos no local seguem sendo realizados desde último sábado (27).
Equipes da Prefeitura de Vitória da Conquista seguem trabalhando em caráter de urgência desde o último sábado (27), no loteamento Bateias 2, para minimizar os efeitos das chuvas em algumas vias. Servidores da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), também estão no local, trabalhando na contenção dos danos, colocando sacos de areia e aterrando as áreas mais atingidas pela força das águas – principalmente nos locais próximos a residências e postes de iluminação.
No local, o declive acentuado facilitou a descida de um grande volume de água, vindo do alto da Serra do Periperi, na principal avenida do loteamento. Sem obstáculos à vista, a enxurrada provocou erosões e a abertura de crateras em toda a extensão da via, deixando à mostra as tubulações subterrâneas de água e esgoto, mantidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
“O que estamos fazendo é um serviço paliativo. Isso não vai resolver definitivamente o problema. O que vai resolver a situação, de fato, é a drenagem e a pavimentação, que vão chegar aqui através do programa Acelera Conquista”, explicou Jackson. “A expectativa é que, após as chuvas, a gente faça uma recomposição definitiva do pavimento, já preparando esta região, que vai receber um importante investimento do Acelera Conquista, com toda uma rede de drenagem e também a pavimentação”, acrescentou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
De acordo com o gestor da pasta. bairro Bateias 2 está incluído nas futuras obras de pavimentação e drenagem sob a rubrica do programa Acelera Conquista, ao lado de outras localidades urbanas. “As obras já começaram no bairro Panorama. Tivemos que suspender temporariamente por causa das chuvas, e vamos retomar. Assim que concluirmos o processo licitatório, vamos iniciar as obras no Bateias 2, no Cidade Modelo, no Jardim Guanabara e no Vila Marina”, concluiu o titular da Seinfra.