Dano em rede de drenagem resultou em erosão na Vítor Brito e mau-cheiro na Yolando Fonseca
A Prefeitura notificou a Embasa, que já está realizando reparos na rede subterrânea.
Foram iniciados na manhã desta quinta-feira (18), os serviços para solucionar o problema que causou a erosão na praça Vítor Brito, devido a uma cratera aberta pela rede de esgoto da Embasa. A Prefeitura notificou a empresa estadual, que já está realizando os reparos necessários na sua rede subterrânea para remover o excesso de dejetos sanitários direcionados para a rede de drenagem municipal.
Após a conclusão da intervenção, o Governo Municipal poderá acionar a Emurc para recuperar a galeria de drenagem danificada. Durante o andamento da obra, a Semob monitora o tráfego na via próxima à praça Vítor Brito, no cruzamento entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Fernando Spínola. Ao abrir o canal de drenagem na Vítor Brito, a Seinfra descobriu que grandes quantidades de dejetos vinham sendo despejadas na rede municipal, que deságua na rua Iolando Fonseca, nos fundos do Hospital Samur, ao longo de vários anos.
A fiscalização da Seinfra revelou que o descarte irregular ao longo dos anos deteriorou a base do canal de drenagem da Vítor Brito, resultando no colapso do piso e das paredes externas da galeria. Esse descarte inadequado, que deveria ser destinado à rede da Embasa, causou danos substanciais à estrutura, originalmente não projetada para suportar essa carga de esgoto. Adicionalmente, a investigação da Seinfra apontou que o descarte na rede municipal é responsável pelo mau-cheiro na avenida Iolando Fonseca, próximo ao Restaurante Popular.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explica a situação: “Nós identificamos o descarte de uma quantidade muito grande de esgoto nas nossas redes pluviais, que não estão preparadas para receber o esgoto da Embasa. E foi esse esgoto que gerou o desgaste na base do nosso canal, ocasionando esse buraco na praça Vítor Brito”.
Jackson conclui: “É importante destacar que foi esse esgoto que gerou todo aquele incômodo, aquele mau-cheiro no Restaurante Popular. Nós notificamos a Embasa e ela já está trabalhando para resolver o problema. Nos próximos dias, assim que o problema que a Embasa ocasionou nesta região for resolvido, nós daremos início à recuperação da nossa rede de drenagem e ao fechamento desse buraco”.