Delegado Edilson Pereira esclarece mais informações sobre o “Golpe do Amor” em Vitória da Conquista
Os criminosos se passam por mulheres para enganar suas vítimas.
O “golpe do Amor” está se tornando cada vez mais comum em Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Civil, na ocasião os criminosos se passam por mulheres, marcando encontros com homens por meio de aplicativos de relacionamentos ou por redes sociais.
De acordo com o Delegado Dr. Edilson Pereira, diversas vítimas caíram na armadilha de marcar encontros com supostas mulheres em hotéis de Vitória da Conquista, realizando reservas que, na verdade, eram feitas pelo golpista. Os homens, ao chegarem no local, descobriam que não havia reserva alguma, percebendo que haviam transferido dinheiro via PIX para o golpista.
“Alguns homens entram em contato com sites de relacionamento íntimo e contratam profissionais para esse encontro. O que acontece é que no decorrer da negociação, essas supostas profissionais solicitam o adiantamento, que supostamente seria para fazer a reserva do hotel. A pessoa vai, deposita, depois a suposta garota, ela encaminha o link do local. A pessoa chega lá atrás da reserva e atrás da pessoa que foi marcado o encontro, percebe que tomou um golpe”, explicou Dr. Edilson.
Esse tipo de golpe é um grande desafio para as autoridades, uma vez que os golpistas adotam estratégias que envolvem o uso de DDDs de diferentes estados, englobando o registro de números telefônicos em CPFs de indivíduos que, muitas vezes, não sabe que estão sendo alvos desse tipo de fraude.
O delegado também comenta que há bastante relutância por parte das vítimas em denunciar. “Até pela vergonha, muitas vezes são homens casados e que, por vergonha, eles não procuram a delegacia para notificar o crime“, destacou ele.
De acordo com o Edilson, para evitar cair em golpes similares, é essencial manter a desconfiança, pois o mundo virtual é complexo e muitas vezes desconhecido. É recomendado evitar a exposição excessiva de dados pessoais em redes sociais e ter cautela ao clicar em links suspeitos, que podem ser veículos para golpes, como os que ocorrem em sites pornográficos com links maliciosos contendo vírus.