Defesa Civil interdita edifício da USF do Nova Cidade
A decisão foi tomada por medida de segurança.
Nesta segunda-feira (18), o edifício que abrigava a Unidade de Saúde do loteamento Nova Cidade, que operava desde outubro de 2015, foi oficialmente fechado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com informações, o local estaria com diversas falhas estruturais, como rachaduras nas paredes, portas, janelas e teto. Após a análise do laudo técnico patológico e a inspeção do local pela Defesa Civil, foi comprovado que o prédio representa um perigo para a segurança dos usuários.
O edifício, construído na gestão anterior à do ex-prefeito Herzem Gusmão com financiamento do Governo Federal, tem sido alvo de queixas desde 2017, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde. Após múltiplas vistorias realizadas por engenheiros da SMS, Seinfra e contratados pelo município, foram identificadas anomalias que representam riscos à população.
A Prefeitura notificou a empresa responsável, Engecalc Construções e Empreendimentos Ltda, que admitiu vícios de construção e alegou falta de execução adequada na época da obra. Entre 2018 e 2020, houve três notificações, buscando solucionar os problemas no edifício. Uma empresa de engenharia patológica foi contratada para investigar a origem dos problemas estruturais do prédio e, após o laudo técnico, foi constatado que as anomalias estão relacionadas às fases do processo construtivo, destacando que os elementos estruturais, como pilares e vigas, foram construídos com argamassa em vez de concreto e brita.
Nos primeiros dias, os serviços de saúde serão redirecionados para a Unidade de Saúde Panorama, garantindo que a comunidade continue recebendo a assistência necessária.