Lagoa das Bateias: Remoção de 400 toneladas de resíduos dá lugar à fauna e flora do local

O próximo passo envolve a criação da infraestrutura de lazer no Parque.

Publicado em 12/12/2023 - às 17:56
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Em processo contínuo de revitalização da Lagoa das Bateias, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Central de Equipamentos (Deserg), acaba de completar nove meses de obras com avanços significativos. No último sábado (8), foram retiradas cerca de 560 caçambas de resíduos, totalizando 400 toneladas desde o início da intervenção. 

A ação tem como objetivo restaurar a beleza natural e proporcionar um ambiente propício à fauna e flora local e, com uma equipe de aproximadamente 30 servidores, o Deserg já tratou de mais de 200 mil metros quadrados dos 503 mil metros quadrados da área verde da Lagoa. O resultado é a exposição do espelho d’água, outrora encoberto por vegetação, além de animais silvestres, incluindo patos-mergulhões, saracuras e quero-queros, que também retornaram ao local.

Em uma operação de 36 horas entre os dias 8 e 9 de dezembro, a equipe removeu uma “ilha” de vegetação deslocada pelo vento, prevenindo riscos de transbordamento no sangradouro do reservatório. No último domingo (10), a prefeita Sheila Lemos, durante a inauguração da iluminação natalina no Parque Ambiental, ressaltou a importância de investir em todas as regiões da cidade. “Esse é o trabalho que nós vamos fazer nessa cidade e foi na Avenida Brumado que nós iniciamos o nosso maior programa de investimento de infraestrutura da cidade, o Acelera Conquista”, reforçou a gestora.

De acordo com o coordenador do Deserg, Lucas Batista, 60% da vegetação aquática já foi removida e realçou, ainda mais, a presença de alevinos e tilápias na Lagoa, o que sinaliza a resposta positiva da natureza ao processo. Ainda segundo ele, a limpeza do leito da Lagoa é a fase inicial da revitalização, e a próxima etapa envolve a infraestrutura de lazer, incluindo espaços esportivos, áreas familiares, espaços infantis e para animais de estimação, além de uma vila gastronômica, ciclovia e melhorias na iluminação pública.

A ordem de serviço para a requalificação está programada para janeiro de 2024 mas, desde já, o parque passou a receber diversos visitantes diariamente. “Em média, mil pessoas passam por ali diariamente, fazendo suas caminhadas. Isso é algo que cresceu mais de 200%”, estima o coordenador.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram