Inicia vacinação de reforço bivalente para grupos prioritários
Os grupos atendidos são pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos.
As unidades de saúde do município de Vitória da Conquista, a partir desta segunda (11), estão na segunda fase do calendário nacional de vacinação, ofertando a segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19, os grupos atendidos são pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenha recebido a última dose há seis meses, em junho deste ano.
A Coordenação de Imunização informa que todas as salas de vacinação em Vitória da Conquista têm estoque da Pfizer bivalente, garantindo a continuidade do processo conforme a rotina das unidades de saúde. Cerca de 45.183 pessoas com mais de 60 anos estão elegíveis para receber a dose de reforço, enquanto a cobertura vacinal inicial atinge 40,07%.
Apesar da ausência de um padrão para a Covid-19, é observado que a mobilidade da população e a alta transmissibilidade do vírus podem impulsionar aumentos de casos em diferentes períodos do ano. Assim, a manutenção de medidas preventivas e a atualização da vacinação são vitais para evitar possíveis complicações e sequelas decorrentes da infecção.
As recomendações dadas pelo município para o isolamento são: para casos leves a moderados de síndrome gripal confirmados para Covid-19, o isolamento domiciliar pode ser encerrado no 7º dia dos sintomas, se não houver febre nem uso de medicamentos antitérmicos por 24 horas, com melhora dos sintomas respiratórios. Se os sintomas persistirem no 7º dia, o isolamento é estendido até o 10º dia, devendo ser suspenso se não houver febre e os sintomas respiratórios melhorarem por 24 horas.