Polícia Civil atua contra crimes cibernéticos em Conquista
Em outubro deste ano, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que aplicava golpes de pirâmide financeira no município e região.
Em outubro deste ano, a Polícia Civil de Vitória da Conquista, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), iniciou a desarticulação de uma quadrilha que aplicava golpes de pirâmide financeira no município e região. Em entrevista ao Blog do Sena nesta segunda-feira (04), o diretor Regional de Polícia do Interior, o delegado Roberto Júnior, explicou que as investigações continuam em andamento, com parte dos indivíduos envolvidos já identificados. Ele ressaltou o compromisso da Polícia Civil em evitar que esse tipo de crime se estabeleça em Vitória da Conquista.
“Isso é mais uma investigação da Polícia Civil que consegue identificar esse tipo de crime, é um crime de estelionato. As investigações continuam ainda já. Já identificou uma parte desses indivíduos envolvidos com esse crime. Mas a Polícia Civil não vai permitir que esse crime enraíze aqui na cidade de Vitória da Conquista”, ressaltou o delegado.
O coordenador da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior, delegado Fabiano Aurich, destacou que crimes cometidos pela internet não ficam impunes. “Na internet a gente consegue chegar no autor, consegue provar, consegue apreender os valores que ele arrecadou e consegue expor ele a sociedade para um julgamento na Justiça”, explicou ele. Aurich também mencionou a do programa Fantástico divulgada no último domingo (03), que denunciou um jogo online chamado “Jogo do Tigre” como um esquema criminoso que prejudica vítimas, contando com a participação e divulgação de influenciadores digitais.
O delegado ressaltou que a Polícia Civil da Bahia possui um núcleo de crimes cibernéticos e ferramentas para investigar atividades criminosas na internet. “Todos esses crimes praticados através da internet a gente consegue alcançar e responsabilizar os autores. Não é uma terra sem lei, a internet. A Polícia Civil tem ferramentas para investigar e a gente vai chegar em qualquer indivíduo que possa praticar qualquer tipo de crime usando a internet como meio”, enfatizou ele.