Hospital Esaú Matos realiza rodas de conversa sobre prematuridade com gestantes de alto risco
O objetivo é abordar a questão da prematuridade e explorar estratégias para lidar com a ansiedade das gestantes.
Como parte da iniciativa Novembro Roxo, o Hospital Municipal Esaú Matos promoveu discussões em grupo com gestantes que frequentam o Ambulatório do Pré-Natal de Alto Risco. O objetivo central foi abordar a questão da prematuridade e explorar estratégias para lidar com as emoções associadas ao medo e à ansiedade, especialmente para aquelas enfrentando maior predisposição a partos prematuros devido à natureza de suas gestações de alto risco.
“Trabalhamos sobre como lidar com as emoções como medo e ansiedade, caso o recém-nascido seja um bebê prematuro, considerando que são gestantes de alto risco e que, muitas vezes, passar por uma gravidez com maiores chances de complicações gera emoções que precisam ser ajustadas”, destacou Adriana Luz, coordenadora do Ambulatório.
Essas rodas de conversa contribuem para abordar angústias e ansiedades das gestantes. “Com isso, através de bate-papos e experiências anteriores das próprias gestantes, pensamos sobre os medos e fantasias que nascem da possibilidade da prematuridade, ajudando-as a organizar seus pensamentos e como lidar com as emoções nesses lugares”, disse o psicólogo da Fundação, Naamã Dias.
Outra iniciativa adotada foi a introdução da Visita de Vinculação, uma estratégia que fortalece os laços com a maternidade. Nessa visita, as gestantes têm a chance de se familiarizar com todos os aspectos da internação, desde a recepção no pronto-atendimento obstétrico até o momento em que recebem alta hospitalar.