Inovação em segurança: Polícia desenvolve monitoramento em viaturas de Conquista
Projeto é desenvolvido com apoio do CPR Sudoeste e da 92ª CIPM.
A segurança e o patrulhamento nas ruas deve ganhar um reforço em Vitória da Conquista. Isso porque, o projeto “Guardião”, desenvolvido pela Tivic com o apoio do Comando do Policiamento da Região Sudoeste da Bahia e da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar – CIPM/Rural, deve ser iniciado em breve.
O projeto inovador promete revolucionar a segurança nas ruas por meio da inteligência artificial. A iniciativa consiste em um sistema de videomonitoramento móvel embarcado às viaturas que, através do reconhecimento de imagens, faz a leitura das placas dos veículos em circulação a fim de detectar notificações de roubo, restrições veiculares, pedidos de apreensão e outros possíveis crimes.
Essa tecnologia é equipada com uma câmera ligada a um estabilizador de imagens mecânico e um computador de bordo, com recursos avançados de aceleração gráfica, que possibilitam a análise e interpretação de dados com grande precisão. Com isso, o Guardião é capaz de gerenciar as informações dos veículos e sincronizá-las com o servidor do sistema.
Caso ocorra um alerta de restrição, o Guardião emite um sinal sonoro no carro e os policiais podem monitorar todos os detalhes em tempo real e até mesmo no modo offline através do aplicativo, garantindo patrulhas mais inteligentes e proativas e identificando rapidamente veículos ligados a atividades criminosas.
Ocorrências desse tipo, normalmente, dependem de um chamado relatando o roubo ou a situação suspeita em andamento. Após a denúncia, os policiais precisarão então entrar em contato com a central para obter mais informações. No entanto, com o Guardião, as forças de segurança poderão ser acionadas a qualquer momento, realizando o monitoramento de áreas críticas, identificar suspeitos e prevenir a ocorrência de novos crimes, contribuindo para criar um ambiente mais seguro e protegido para todos.