Após polêmica, Pedro Massinha divulga nota de retratação pública

Apresentador avalia como “inadequada” a sua comunicação com seu entrevistado.

Publicado em 24/11/2023 - às 11:07
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom / CMVC.

Após o pronunciamento oficial da Rádio UP FM sobre a polêmica envolvendo o comunicador Pedro Alexandre “Massinha”, o próprio apresentador divulgou em suas redes sociais uma nota de retratação pública.

No texto, Massinha afirma seu “total comprometimento e responsabilidade com a correção e policiamento”. O comunicador diz entender “o impacto negativo” que suas palavras causaram.

O apresentador também agradeceu a paciência e a oportunidade de se retratar para com a comunidade, e avaliou como “inadequada” a sua comunicação com o professor angolano Oliveira Adão Miguel, estudante de doutorado da UESB.

Confira o pronunciamento na íntegra:

“Boa noite a todos ouvintes do programa Agito Geral que sempre nos dão a honra de suas audiências.
Na última segunda-feira, 20, recebemos em nosso programa os professores Oliveira Adão Miguel, Ivana Lima e Silva, Luciana Aleixo, e mais as estudantes Caíne Silva, Laysla Adam e Marília Lima. Poderia ser mais um programa agradável de fazer e ouvir, como sempre foi, mas, infelizmente, foi uma edição infeliz.
Confesso que durante a apresentação não me dei conta da comunicação inadequada, em particular com o ilustre professor Oliveira Adão Miguel.

Reconheço que minha comunicação em alguns momentos foi inadequada e infeliz, e refletiu um preconceito racial que já não cabe mais nos dias de hoje. Tomando consciência disso, afirmo agora meu total comprometimento e responsabilidade com a correção e policiamento desses comportamentos, enquanto homem branco, para somar esforços à luta antirracista. Tenho imenso respeito por todas as pessoas pretas que construíram e constroem o nosso país, mas preciso fazer um pedido de desculpas aos nossos ouvintes e aos que se encontravam em nosso estúdio.

Estou profundamente comprometido em aprender com este erro, em me reeducar e garantir que no presente e no futuro minha comunicação continue inclusiva e consciente.
Eu entendo o impacto negativo que minhas palavras causaram, peço sinceras desculpas de verdade e estou aberto ao diálogo para corrigir e aprender com esta situação.

Agradeço muito a paciência e a oportunidade de me retratar. Conto com a compreensão e o perdão de todos que foram impactados com minha fala.

Atenciosamente,
Pedro Alexandre Massinha”
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram