Conquista é apontada como número 1 do país em Escuta Protegida pelo ChildFund Brasil
Prefeitura busca parceria com organização para fortalecer ações de proteção a crianças e adolescentes.
Nesta quinta-feira (23), a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) discutiu a possibilidade de uma parceria entre Vitória da Conquista e o ChildFund Brasil, organização ativa desde 1966 na defesa dos direitos da juventude, com o objetivo de oferecer cursos aos alunos e pais da Rede Municipal de Ensino, focados em fortalecer os laços familiares e a proteção infantojuvenil.
A presidente do Conselho de Administração do ChildFund Brasil, Elisabete Waller, e o vice-presidente, Luiz Alexandre Araújo, acompanhados por Victor Dutra, coordenador executivo do Hub Conquista, se reuniram com a Prefeita. Foi agendada uma reunião com o secretário municipal de Educação (Smed), Edgard Larry, e um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) para dar andamento às tratativas.
“Essa é uma ONG que tem um trabalho no Brasil, especialmente no Nordeste, que já atua na vizinha cidade de Anagé e veio conhecer o nosso trabalho em atenção à criança e ao adolescente, porque somos referência em todo o país. E nós vamos tratar de uma parceria também com a ChildFund para que a gente consiga abraçar ainda mais todas as nossas crianças e fazer com que elas sejam protegidas e que tenham um futuro melhor em nossa cidade”, explicou a Prefeita.
Elisabete Waller destacou que, por meio do diretor da ChildFund Brasil, Mauricio Cunha, já conhecia a cidade como exemplo em Escuta Protegida. O município é considerado o número 1 nessa categoria no Brasil. “Acho que o município tem uma preocupação muito grande no que tange a proteção da criança e isso converge com o trabalho do ChildFund”, enfatizou a representante da ONG.
A parceria proposta envolve dois cursos da ChildFund: um sobre parentalidade lúdica, ensinando pais e filhos a brincarem e fortalecerem seus vínculos, e outro que orienta crianças e adolescentes sobre como buscar proteção. Além disso, a organização mencionou o projeto Gold, focado no empoderamento social feminino. “Fazemos um trabalho integrado, oferecendo formação aos pais e procurando inclusive fomentar a economia local também. A gente quer que as crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento integral”, explicou Luiz Alexandre, conselheiro da ChildFund.
Os representantes da ChildFund Brasil participaram, ainda, do evento “Diálogos sobre projetos que transformam”, organizado pelo Hub Conquista, na sede do centro de inovação, nesta quinta-feira (23).