Incêndios em subestação da Coelba e na Serra do Periperi são registrados neste final de semana
Vários incêndios foram notificados na cidade nos últimos dias.
O final de semana em Vitória da Conquista foi marcado pelo registro de incêndios em diversos pontos da cidade.
Ao longo da última semana, dois casos já haviam sido relatados por Jornal Conquista. Na quinta-feira (09), uma loja de eletrodomésticos pegou fogo, no cruzamento das avenidas Régis Pacheco e Crescêncio Silveira e na sexta (10), uma casa também ficou em chamas, no bairro Jurema.
Já na manhã deste sábado (11), a subestação da Coelba acabou sendo atingida por um incêndio em um matagal vizinho, nas imediações do Anel Rodoviário. Parte da cidade ficou sem fornecimento de energia elétrica após fios ficarem partidos por causa do fogo.
Ainda na manhã deste sábado, uma casa no bairro Cidade Maravilhosa também pegou fogo.
Neste domingo, um incêndio foi registrado na Serra do Periperi, próximo ao Estádio Murilão. A Brigada de Incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) esteve no local para debelar as chamas. A secretária Ana Cláudia Passos comentou a ação.
“Ontem e hoje, tivemos vários focos de incêndio e passamos o final de semana para conseguir debelá-los, com várias pessoas trabalhando e com a ajuda do Corpo de Bombeiros nesta operação”, disse.
A Secretária ainda reforça o pedido para que a população se atente aos hábitos, visto que 90% das ocorrências de queimadas são fruto de ação humana. “Pedimos à população que não coloque fogo em lixo, não faça aceiro, colocando fogo na vegetação, tenha cuidado com bitucas de cigarro”.
Vale ressaltar que a pessoa que provoca essas queimadas pode ser enquadrada no Código Penal (Art. 250 – 3 a 6 anos de prisão e multa) e na Lei de Crimes Ambientais (aumento da pena em um terço).
Atualização, 07:34: No início da madrugada desta segunda-feira (13), uma padaria na Av. Jadiel Matos, no bairro Campinhos, pegou fogo o que gerou também uma grande perda material. Os bombeiros foram acionados e evitaram a propagação das chamas para residências vizinhas.
A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193.