Farmácias da Família de Conquista publicam pesquisa em parceria com Universidade de Oxford
O estudo foi divulgado na revista International Journal of Pharmacy Practice.
Na última semana, as Farmácias da Família da rede municipal de Assistência Farmacêutica de Vitória da Conquista, em parceria com a Universidade de Oxford, publicaram um artigo científico na revista International Journal of Pharmacy Practice. A pesquisa avaliou o uso de tecnologia em saúde chamada Point Of Care Testing (POCT) para medir a hemoglobina glicada nas farmácias, a fim de rastrear pacientes com suspeita de diabetes mellitus ou pacientes com diagnóstico, mas sem controle adequado.
“Essa conduta permite intervenções como orientações sobre os cuidados em saúde para a prevenção e controle da doença, e encaminhamento para a equipe de saúde fazer as intervenções necessárias, quer seja para confirmação diagnóstica e início do tratamento ou para otimização da farmacoterapia já prescrita”, explicou Pablo Maciel, farmacêutico do município e responsável pelas pesquisas. Ainda de acordo com ele, tais ações contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas.
Pesquisas como essas são realizadas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e transformaram as Farmácias da Família em Farmácias Escolas da instituição. Essa parceria já beneficiou a formação de profissionais, incluindo mestres e doutores, e resultou em ensaios clínicos inovadores em farmácias públicas no Brasil.
Atualmente, três pesquisas clínicas estão em andamento, com o objetivo de melhorar a assistência aos usuários e qualificar profissionais de saúde.