continua após a publicidade

Prefeitura realiza ações nas comunidades rurais e Quilombolas no mês de outubro

Nessas ações comunitárias, o Cras Rural disponibilizou diversos serviços para os moradores.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/11/2023 - às 20:25
Foto: PMVC.

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Rural), realizou quatro ações em comunidades quilombolas e distritos da zona rural. As atividades começaram em 3 de outubro no Assentamento Cipó, continuaram com a Comunidade Quilombola de Barrocas em 17 de outubro, a Comunidade Quilombola de Cachoeiras das Araras em 24 de outubro e encerraram na sede do distrito de Iguá na última terça-feira (31).

Nessas ações comunitárias, o Cras Rural disponibilizou diversos serviços para os moradores, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e auxílio com documentos, como segunda via de certidão de nascimento ou casamento, carteira do idoso, atualização do Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre, Tarifa Social de Energia, entre outros.

Gleisse Oliveira, gerente do Cras Rural, destacou a importância dessas ações, que permitem que pessoas em áreas distantes da sede tenham acesso aos benefícios oferecidos. “Muitos dos nossos usuários têm dificuldade de locomoção. O transporte para ir até a sede do Cras tem um custo que muitas vezes as famílias não conseguem arcar. Sem contar que nesse dia, às vezes, elas precisam gastar com a alimentação também. Por isso que a gente realiza várias ações durante o mês, levando todos os serviços que são ofertados na nossa unidade do Cras Rural para dentro das comunidades, onde a gente visita”, esclareceu a gerente.

Para realizar essas ações territoriais, o Cras Rural conta com a mobilização das próprias comunidades, que organizam pontos estratégicos de atendimento. Na sede de Iguá, a equipe do Cras Rural e da equipe itinerante do CadÚnico foi recebida no Centro Municipal de Educação Erathósthenes Menezes, onde a diretora do Cras, Tânia Lúcia do Santos Souza, ressaltou a importância das parcerias que facilitam o acesso aos atendimentos para as pessoas que não têm condições de se deslocar. “E aqui na escola é mais fácil. Elas podem vir no transporte junto com os alunos e fazerem esses atendimentos aqui. Então quanto mais ações melhor, porque vai atender o maior número de pessoas da zona rural”, explicou Tânia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!