Pássaros silvestres apreendidos retornam à natureza depois de período de readaptação
Eles foram apreendidos pela polícia e encaminhados para o Cetas de Vitória da Conquista.
Mais de 200 animais foram devolvidos a natureza nesta semana em Vitória da Conquista. A soltura foi realizada na manhã desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Foram cerca de 200 aves, três cobras e um saruê, traficada da Bahia para São Paulo.
Os animais foram apreendidos pela polícia e encaminhados para o Cetas de Vitória da Conquista, onde foram reabilitados e preparados para a soltura. Os animais, entre aves, iguanas e jabutis, chegaram ao Cetas na última quinta-feira (26), onde receberam tratamento veterinário e alimentação. Como a condição de saúde da maioria deles foi considerada boa, uma parte já pôde retornar ao habitat natural. Outros vão aguardar um pouco mais até estarem totalmente em condição de ganhar a liberdade sem risco de morte.
“Antes de devolvê-los à natureza, fizemos um exame físico e observamos as condições de cada um para termos a certeza de que estavam realmente saudáveis”, disse o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo.
De acordo com o veterinário, a localidade para onde os animais foram levados é cadastrada na Semma e é área de ocorrência de todas as espécies devolvidas e com excelentes condições para recebê-los. “São áreas de campo aberto, de mata, áreas de caatinga, com água à vontade e biomas diversos”, disse, acrescentando que a propriedade tem uma área com mais de 3.500 hectares.