Estudantes da UESB fazem paralisação nesta terça-feira
Paralisação ocorre das 7 da manhã às 11 da noite no portão do campus de Vitória da Conquista.
Após assembleia geral realizada na última quarta-feira (25), alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) aprovaram uma paralisação dos estudantes para esta terça-feira (31). Dos 159 votantes, 99 foram favoráveis e 60 contrários. A pauta de reivindicação é o aumento das bolsas do programa estadual de permanência estudantil “Partiu Estágio/Mais Futuro”.
Segundo o cronograma divulgado nas redes sociais da “Comissão de Mobilização”, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os portões do campus de Vitória da Conquista serão trancados às 7 da manhã. Haverá ainda um controle do portal lateral para a entrada de funcionários e usuários do CEUAS (Centro Universitário de Atenção a Saúde).
Às 7h30 acontece um café da manhã e às 8h30 uma oficina de cartazes (a organização recomenda que os grevistas levem cartolinas). A partir das 10 da manhã se inicia uma aula pública em frente ao portão principal – não há maiores detalhes sobre o que será ministrado, e às 12 acontece uma pausa para o almoço no Restaurante Universitário, que funciona normalmente nesta terça.
As atividades recomeçam às 2 e meia da tarde, com “intervenções artístico-culturais”, às 16h acontece um café da tarde, também no portão principal, e às 18h, os estudantes se reúnem em plenária para avaliação do ato e definição dos próximos passos. A paralisação está prevista para ser encerrada às 11 da noite.
“Reiteramos nosso compromisso com a luta pelas reinvidicações estudantis aprovada pela classe estudantil da UESB e nos dispomos ao diálogo para a resolução de quaisquer dúvidas afim de evitar especulações e consequentes desmobilizações”, diz o comunicado da Comissão.
Em nota, a Adusb (Associação dos Docentes da UESB) declarou apoio à paralisação. Confira a manifestação dos professores da instituição clicando aqui.