Doação de terreno para construção da sede da Acaepa é tema de reunião com o Governo Municipal
Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (26).
O presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, e a presidente da Associação Conquistense de Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa), foram recebidos na manhã desta sexta-feira(26), no gabinete a prefeita Sheila Lemos, para tratar do processo de doação de terreno institucional para construção da sede da entidade, que atende 37 pessoas pessoas autistas, com idades entre três e 27 anos.
O último encontro entre a prefeita e a ativista ocorreu há oito meses. De lá para cá, a área foi escolhida e demarcada no loteamento Senhorinha Cairo e agora estão sendo analisadas as questões administrativas para posteriormente análise jurídica. “Estamos atentos à causa e pedi uma atenção especial a esta solicitação”, afirmou a prefeita.
“Hoje estamos atendendo 37 pessoas e agora estamos fazendo uma adaptação para melhor atender os meninos, mas a maior dificuldade nossa é o espaço. As pessoas nos procuram, a gente faz o acolhimento, mas não podemos dar o atendimento”, comentou Vitória. Sobre a doação do terreno, a ativista disse: “Estamos buscando essa doação e saio daqui mais uma vez esperançosa de conseguir esse terreno para melhor atender esses meninos e suas famílias”.
Ainda segundo a presidente-fundadora da Acaepa, em cerca de sete anos de fundação, aproximadamente 300 autistas já foram atendidos pela entidade.
Mobilização nacional
Tanto a prefeita quanto a ativista falou das dificuldades que os municípios têm no atendimento e tratamento dos autistas. Sheila explicou que atualmente, o Município aplica 25% de recursos próprios na Saúde e que enfrenta dificuldades para manter os serviços. “Por isso temos que fazer um movimento nacional para que a União envie recursos para o atendimento específico dos autistas no SUS”, comentou.