População aprova 14 intervenções para o Zabelê no programa “Governando com as Pessoas”
Mais de 1300 pessoas votaram em intervenções que serão feitas até o fim do ano.
No último dia 14 de outubro, sábado, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) apresentou os resultados do programa “Governando com as Pessoas”, projeto-piloto realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista e obteve uma resposta positiva dos moradores do bairro Zabelê. No total, 1.843 pessoas se cadastraram, resultando em 1.343 votos válidos para escolher 14 intervenções que serão realizadas até o final do ano.
A Secretária Municipal de Governo, Geanne Oliveira, enfatizou a participação ativa da população, representando 6% dos moradores do bairro. “Esse é um projeto-piloto ainda, mas a população, ao usar a tecnologia, demostrou vontade de opinar nos rumos da gestão”, destacou ela.
Uma característica importante desse programa é a integração de suas etapas dentro do cronograma aprovado pela Administração Municipal. “Estamos fazendo ajustes internos para cumprir o estabelecido pelo programa, que é: a população vota, prioriza e o governo executa de forma escalonada”, afirmou a secretária.
Nos próximos dias, o Governo Municipal deve divulgar as obras e serviços mais votados nos sete loteamentos, que serão executados até meados de dezembro. O programa alcançou um equilíbrio entre o meio digital e o atendimento presencial, oferecendo pontos de atendimento nas escolas e unidades de saúde do Zabelê, bem como no Cras Miro Cairo, para auxiliar os moradores que não tinham acesso à internet ou não estavam familiarizados com o sistema. De acordo com a análise dos dados, a participação foi menor nos loteamentos Cidade Maravilhosa e Urbis IV, devido à falta de equipamentos públicos.