Experiência realizada em Conquista é citada na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque
Citação aconteceu em evento que discutiu sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
No mês de setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, o Fórum Intersetorial para Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil apresentou os desafios e propostas do Brasil para lidar com as ocorrências desse tipo de patologia. O encontro, conforme previsto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.8, foi realizado com o objetido de rever a situação dos países que se comprometeram a alcançar a cobertura universal de saúde nos próximos sete anos.
O coordenador do Fórum, Mark Thomaz Ugliara Barone, foi um dos quatro representantes de organizações da sociedade civil convidados a compartilhar experiências na primeira sessão. Barone enfatizou que o Brasil está direcionando esforços de atenção primária para as DCNTs, obtendo bons resultados em iniciativas locais e mencionou, ainda, a inclusão do teste Point-of-Care na rotina das equipes de saúde em Vitória da Conquista, que levou a uma redução de 1% na hemoglobina glicada em pessoas com diabetes.
Além disso, o coordenador destacou um projeto em São Paulo que proporcionou à população acesso precoce ao tratamento da pressão arterial através da organização da atenção primária. Em 15 meses de implementação, o projeto resultou em um aumento de 300% no diagnóstico e controle da hipertensão, bem como uma redução de 13% nos acidentes vasculares cerebrais e 12% nos infartos.