Conquista ocupa 3º lugar no ranking nacional de Atenção Básica
Estudo envolve municípios com mais de 350 mil habitantes.
A Atenção Básica de Vitória da Conquista conseguiu avançar nos indicadores do Previne Brasil pela segunda vez este ano. No primeiro quadrimestre de 2023, o Indicador Sintético Final (ISF) estava em 8.07%, mas no segundo quadrimestre, alcançou 8.95%, o que representa um crescimento de 10.90%. Esse progresso colocou o município em terceiro lugar no ranking nacional entre as cidades com mais de 350 mil habitantes. Em 2022, a cidade ocupava a 24ª posição nesse ranking, e no primeiro quadrimestre deste ano, estava na sexta colocação. Atualmente, a cobertura da Atenção Básica abrange cerca de 70% do município.
O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que reestruturou o financiamento das ações de Atenção Básica em todos os municípios brasileiros. Ele avalia sete indicadores a cada quatro meses: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, exames de sífilis e HIV em gestantes, exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
A gestão municipal tem dado prioridade ao fortalecimento da Atenção Básica, visando melhorar a qualidade do atendimento à saúde dos usuários do SUS que frequentam os postos de saúde em cada bairro. Desde maio, houve uma reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, que têm registrado uma média mensal de 219 mil atendimentos nos postos de saúde. Isso representa um aumento de mais de 26 mil atendimentos por mês em comparação com o primeiro trimestre deste ano, quando a média mensal era de 193 mil atendimentos.
Comparando com o primeiro quadrimestre de 2023, as equipes melhoraram em todos os indicadores, com aumento significativo no acompanhamento de pessoas com diabetes por meio do exame de hemoglobina glicada, que cresceu 50%, e no acompanhamento de pessoas com hipertensão, que aumentou em 31%.
Para aprimorar esses resultados, a equipe técnica da Diretoria de Atenção Básica (DAB) realizou reuniões específicas por equipe de saúde, fornecendo apoio especializado para cada indicador do programa. Essas reuniões aconteceram nos próprios territórios, permitindo uma compreensão mais completa das realidades de cada equipe e a elaboração de estratégias diversas para melhorar as ações e atingir os indicadores.
O foco agora está em aprimorar os três indicadores que ainda não atingiram as metas, com ênfase na cobertura de exames citopatológicos. Isso envolve colaboração com outros setores da rede municipal de saúde, especialmente com o setor de regulação, para alcançar ainda mais melhorias nos indicadores e cumprir as metas estabelecidas.