Advogada Viviane Ferreira será a primeira secretária municipal de Políticas para as Mulheres
Titular da SMPM tem mais de 30 anos de atuação política e é esposa do ex-vereador Edivaldo Ferreira.
Nesta semana, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) realizará a cerimônia de posse da primeira titular da recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. A advogada Viviane Ferreira foi escolhida para liderar essa secretaria.
A solenidade de posse está programada para ocorrer às 14h30 desta terça-feira (09), no foyer da Prefeitura da Zona Oeste (PZO). Inicialmente, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) será instalada em um espaço dentro da própria PZO, aguardando a finalização da sede definitiva, que será construída no terreno onde antes estava localizado o Clube Social.
O estabelecimento e início das atividades da SMPM representam um marco importante na busca por igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. No entanto, políticas voltadas para mulheres sempre foram priorizadas pelo Governo para Pessoas, incluindo a Coordenação de Políticas para as Mulheres, o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos e a Sala da Mulher Empreendedora.
A criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) foi anunciada pela Prefeita em 8 de março, durante um evento em homenagem às mulheres no Centro Cultural Glauber Rocha. Em 31 de março, o Projeto de Lei (PL) foi enviado à Câmara de Vereadores, e em 13 de julho, a lei foi sancionada. Em 28 de agosto, a Lei Municipal nº 2.783 foi sancionada, alocando um orçamento para a nova secretaria, marcando a etapa final para sua criação no âmbito da estrutura administrativa do Governo Municipal.
Viviane Ferreira é formada em Direito pela Fainor e é especialista em Direito Administrativo. Ela atua nas áreas de Direito da Família, Consumidor e Previdenciário. Com um histórico de envolvimento em atividades políticas desde 1990, Viviane desempenhou funções como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista por 15 anos, na Câmara dos Deputados entre 2006 e 2010, e na Assembleia Legislativa da Bahia de 2015 a 2016. Ela é também esposa do ex-vereador e atual presidente do PTB de Vitória da Conquista, Edivaldo Ferreira.