Prefeitura resolve controlar fluxo de visitantes no Orquidário Municipal
O local recebeu mais de 2 mil visitantes em menos de um mês de sua inauguração.
Inaugurado no mês de setembro, o Orquidário Municipal, gerenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), se tornou um espaço que de muita procura devido à diversidade e beleza das suas plantas. Em pouco tempo o espaço já atraiu mais de dois mil visitantes e devido à grande demanda, especialmente na primavera, a Semma observou danos ao patrimônio, como vasos e plantas. Por isso, foi necessário controlar melhor o fluxo de visitantes e, a partir de agora, o local exige um agendamento prévio para grupos com mais de seis pessoas que queiram visitar o Orquidário.
O Orquidário não é apenas um lugar para apreciar a beleza das orquídeas, mas também desempenha um papel fundamental na conservação dessas flores, já que a equipe da Semma realiza pesquisas científicas, estudos e programas de educação ambiental para promover a preservação das orquídeas. Assim, visitantes têm a oportunidade de explorar trilhas cuidadosamente projetadas que levam ao ambiente onde as orquídeas são cultivadas sob condições ideais.
A secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, enfatiza a importância de todos cuidarem do espaço. “A partir de agora adotaremos medidas e orientações aos visitantes, para garantir a integridade do patrimônio e que todos tenham acesso a ele”, explicou ela. Entre as orientações, estão evitar subir nos espaços onde as plantas estão colocadas, não pisar no gramado e cuidar dos animais de estimação, lembrando que é necessário levar um saco coletor.
Grupos com mais de seis pessoas podem agendar sua visita enviando um e-mail para [email protected] ou [email protected]. Através do agendamento, escolas e grupos interessados em aprender mais sobre as orquídeas e sua importância para o ecossistema também podem receber palestras e educação ambiental da Semma.