Prefeitura emite novo alerta sobre água da Lagoa das Bateias
Apesar da revitalização, água do local está imprópria.
Devido ao processo de revitalização da Lagoa das Bateias, que teve início em março deste ano e resultou na formação de um espelho d’água, algumas pessoas têm se aventurado a nadar e pescar no local. No entanto, a Prefeitura enfatiza os riscos associados ao uso dessa água para consumo humano. Além do perigo de afogamentos devido à profundidade e à presença de material orgânico que pode prejudicar a natação, é importante destacar que a água não é adequada para banho nem para beber, e os peixes da região também não devem ser consumidos.
O coordenador do Departamento de Serviços Públicos (Deserg), Lucas Batista, ressalta que essas precauções estão claramente indicadas por meio de sinalizações instaladas na área e em comunicados veiculados na mídia. A Lagoa das Bateias também conta com a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além do apoio dos moradores que denunciam casos de pessoas, especialmente jovens, que nadam ou pescam no local.
Além disso, o coordenador destaca que a Prefeitura está preocupada tanto com a segurança da população quanto com a equipe de servidores responsável pela revitalização da Lagoa das Bateias. Para garantir a segurança dos trabalhadores, eles utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e recebem acompanhamento de profissionais de saúde para exames regulares e, se necessário, prescrição de medicamentos.
“A prefeita Sheila Lemos tem essa preocupação e sempre pergunta se os servidores estão recebendo esse cuidado, justamente por entender os riscos que, embora invisíveis, estão presentes naquela água. E para a comunidade, a orientação é não entrar, não consumir e não pescar na Lagoa das Bateias”, disse Lucas.