Megaoperação para combater o emaranhado de fios é realizada pela Coelba
Operação começa nesta quinta-feira (05).
Começa nesta quinta-feira (05), em Vitória da Conquista a megaoperação “Rede Limpa“, que tem como objetivo remover fiações e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes da Neoenergia Coelba. A ação visa combater às ocorrências de incêndios em cabos provocadas pela ocupação clandestina das operadoras de telefonia e internet estão sendo intensificadas pela Companhia.
A ação será realizada simultaneamente em outras 10 cidades baianas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Eunápolis e Barreiras.
Serão mais de 20 equipes dedicadas a essa megaoperação, que tem como objetivo garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população e evitar incêndios. Nesta ação, serão removidas as redes clandestinas e equipamentos como switches e cabos UTP/STP, que não respeitam os padrões técnicos estabelecidos e que são energizados por meio de ligações clandestinas, os conhecidos “gatos de energia e internet”.
“A Neoenergia Coelba tem continuamente realizado operações para combater essas ocupações, e isso vem acompanhado de um investimento crescente no número de equipes, que aumentou em 75% nos últimos dois anos. A distribuidora está ciente da complexidade dessa questão, por isso tem implementado estratégias coordenadas, como esta megaoperação, para alcançar uma solução eficaz”, destaca o gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Gabriel Silva.
Operadoras clandestinas
O número de operadoras atuando de maneira irregular na Bahia tem aumentado à medida que a demanda pelo serviço cresce. A distribuidora estima que, das mais de 700 empresas autorizadas pela Anatel com sede na Bahia, pouco mais de 100 têm contrato com a concessionária. Para mudar esse cenário, a Neoenergia Coelba criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], para que as prestadoras que ainda atuam de forma irregular possam se regularizar.