continua após a publicidade

Defesa Civil e Secretaria de Saúde alertam sobre efeitos das altas temperaturas na cidade

Vitória da Conquista esteve em alerta laranja ao longo da tarde desta terça.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 27/09/2023 - às 05:56
Foto: Secom / PMVC.

Nos últimos dias, Vitória da Conquista tem experimentado elevadas temperaturas, acompanhadas de uma baixa umidade do ar. Em resposta a essa condição, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível “laranja” nesta terça-feira (26), devido à redução da umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 12%. O alerta permaneceu em vigor até o fim da tarde de ontem.

O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, prevê que esse período de calor persistirá, pelo menos, até a próxima sexta-feira (29). De acordo com ele, a onda de calor está diretamente ligada às flutuações de temperatura e umidade do ar. Nesta situação, existe a possibilidade de aumento nos casos de incêndios florestais, sobrecarga nos sistemas elétricos, danos a plantações e criações, entre outros impactos.

“Apesar de haver alerta vigente para vários estados, inclusive a Bahia, Vitória da Conquista está fora. Mas a Defesa Civil permanece em alerta para quaisquer intercorrências”, comentou.

Em relação aos efeitos sobre a saúde humana, os sintomas mais comuns incluem problemas respiratórios, desidratação, dores de cabeça e insolação. O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, oferece orientações para evitar tais problemas. “É importante hidratar bastante e se proteger. Usar filtro solar, não fazer atividades físicas nem se expor ao sol nos horários mais quentes, porque a temperatura realmente está acima da média”, disse.

Conforme explicado pelo professor Rosalve Lucas, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a onda de calor é uma consequência do fenômeno climático El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, reduz as chuvas, dificulta a queda das temperaturas e resulta em dias mais ensolarados e quentes. “Podemos afirmar que a Primavera, aqui em nossa região, que seria uma preparação para o Verão, será uma estação diferente, mais quente e mais seca do que o normal, tudo isso por causa do El Niño e suas características”, afirmou.

Ele esclarece que a presença desse fenômeno está alterando as características da Primavera, que teve início oficial em 23 de setembro. Além disso, o especialista alerta que o El Niño também pode ocasionar chuvas mal distribuídas e, possivelmente, causar danos em algumas áreas devido a essas precipitações.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!